quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Médico-II Turma

MÉDICO

Prece do Médico – 18 de outubro

SENHOR, eu sou um médico. Um dia, depois de anos de estudo, me entregaram um diploma, dizendo que eu estava oficialmente autorizado a clinicar.

E eu jurei fazê-lo... Conscientemente! Não é fácil.

Senhor, não é fácil viver esse juramento na rotina sempre repetida na vida de um médico: consultório... diagnósticos... operações... receitas...

Contudo, Senhor, eu quero ser médico... alguém junto de alguém.

Não mecânico de uma engrenagem, mas gente salvando gente!

Que todo aquele que me procure em busca de cura física encontre em mim mais que o profissional...

Que eu saiba parar para ouvi-lo... Sentar junto ao seu leito para animá-lo... tomar sua dor como minha, para ajudá-lo.

É muito importante, Senhor, que eu não perca a capacidade de chorar!

Que eu saiba ser médico... alguém junto de alguém...

Gente salvando gente. Como tu, Senhor!...

(Atílio Hartman)

E em Itajubá bons médicos, profissionais capazes, estudiosos, lutadores, penalizados por má administração de alguns (ou boa para si, dependendo do caso...) saem da cidade, cada vez em maior número, para dar plantões e operar no Vale do Paraíba, onde são bem remunerados e tratados com respeito, como os profissionais que são. Só que se cansam e arriscam suas vidas. Está acontecendo uma revoada. Daqui a pouco, com a escola de medicina que temos, seremos obrigados a ‘importar’ médicos de não tão grande qualidade porque pessoas só visaram o próprio umbigo. Vergonha.

E chegam na sexta-feira próxima os médicos da II Turma da FMIt (Faculdade de Medicina de Itajubá), paraninfada pelo nosso querido Dr. Rosemburgo Romano, o homem que mais fez até agora por nossa cidade (Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Distrito Industrial, etc.), duas vezes prefeito, duas vezes deputado federal. Hoje, o Dr. Rosemburgo está em Uberaba. Completa 50 anos de formado. Nós, da II Turma, completamos 35 anos. Agora, fazendo as contas, me pergunto: quantos médicos conhecemos, que, com menos de 15 anos de formado, consegue fazer uma escola de medicina, como fez o Dr. Rosemburgo? E boa? Lembro-me daqueles tempos, em que ele juntamente com o Dr. Laudo Natel, na época governador do Estado de São Paulo, andavam por Itajubá, planejando a fundação da FMIt. E esticando mais um pouco: Laudo Natel, a quem homenageamos com o nome de nosso DA. E esse foi mudado depois para 8 de outubro, agora homenageando aquele argentino vagabundo, arruaceiro, fedido segundo seus colegas, que ficou famoso devido a um retrato... Vergonha.

Mas a II Turma está chegando, de volta ao seu aconchego. Cantando "Vila Esperança", chega a turma mais amada pela cidade, na época. Encontro no Cesário, na sexta, missa no Padre Nicolau, com a presença do Coral Madrigal, visita à FMIt, almoço no Xandi... Beleza encontrar a turma de irmãos (para alguns amigos, o 3º encontro, pois fizemos já duas prévias: eu, Salim, Mineiro, Artur, Decião, Heres, Ringo, Giba) – E já marcada outra reunião depois em Ubatuba, para ‘avaliação do encontro’. Acho que voltaram a Itajubá e se apaixonaram novamente. E sempre acontece isso, apesar de estarmos em nosso 9º encontro. Bem vindos, amigos queridos!

3 comentários:

  1. Alguem tem que fazer alguma coisa... você FEZ,parabéns,
    Claudio

    ResponderExcluir
  2. Caro Aldo, as necessidades, as facilidades e sobretudo as oportunidades conduzem o destino de cada um que por aí passou.Muitos de nós pelas imediações do Sul de Minas passaram e por aqui estão.Como são belas as montanhas gramadas desta terra de pessoas realistas em relação a vida.
    Fica aqui um agradecimento aos mineiros que nos ensinaram que a vida é simples e se assim vivida a cada momento podemos nos sentir em paz.

    ResponderExcluir