sábado, 17 de outubro de 2009

A Retina, para o leigo

Como explicar a retina? Muitos residentes levam dias para aprender, mas vamos fazer algumas analogias e entenderão facilmente. Imaginem um grande tapete, preto, estendido no chão e cheio de bocais de lâmpadas em sua parte superior. Existe um grande tubo em algum lugar desse tapete. Agora, encaixados nesses bocais, em um círculo, longe do buraco citado acima, vários sensores, como lampadazinhas, só que, ao invés de emitir luz, a captam. Alguns deles com sensibilidade para cor verde, outros para o azul e outros para o vermelho. Em uma determinada região do tapete os furos e os sensores são colocados bem próximos, em grande quantidade. No restante da área existem sensores para o claro e escuro, fora dessa área, enchendo quase totalmente periferia.
De todos esses sensores saem fios que seguem para o buraco, e formam um cabo.
Abaixo do tapete temos uma esponja, com espaços menores perto do tapete e maiores, perto do chão.
Taí a retina. Como assim? O tapete escuro é epitélio pigmentar da retina, que tem como funções o bloqueio da difusão de luz, a absorção, assim como a capa preta dos filmes fotográficos. Serve também para a “limpeza” dos restos do metabolismo da retina. A esponja abaixo é a coróide, que, com o sangue, nutre as camadas externas do epitélio pigmentar. Os sensores encaixados no epitélio pigmentar, são os cones, sensores para cores, mais na área central, macular. Os sensores para claro e escuro, periférico, são os bastonetes. Os fios são as fibras ganglionares retinianas, que se juntam, no nervo óptico, que sai do olho pelo buraco citado, e vai para o cérebro.
Entrando pelo cabo temos mangueiras que se dividem e molham a superficie interna do tapete. Seriam as arteríolas, para a nutrição da retina. Temos outras mangueiras, com desenho igual que recolhem a água, que retorna ao cabo. Seriam as veias que recolhem o "sangue usado" pela retina.
Sobre o tapete temos uma bola transparente, cheia de um liquido gelatinoso. É o vítreo, que enche o olho, e mantém sua forma. Vimos o tapete de início estendido. Agora passamos a imagina-lo como um revestimento para uma bola,
A mangueira de entrada é o conjunto de artérias retinianas e a de saída, o de veias retinianas.
Que é o descolamento de retina? A separação das camadas, como uma "desplugada", dos sensores do epitélio pigmentar. Separa como as camadas de uma cebola.
Que é a uveite posterior? Uma inflamação da esponja que nutre a retina, com lesão da retina, e a secreção atravessa as fibras retinianas e vem para o centro ocular, embaçando tudo. A mais comum é a inflamação pela toxoplasmose.
A retinopatia diabética? Um crescimento desordenado das veias do fundo ocular, da mangueira de retorno, dando vazamentos, enfraquecimento de suas paredes, e fibrose da retina e do tecido gelatinoso que enche o olho, o vítreo.Esse crescimento é estimulado pela má nutrição das mangueiras-artérias que entram. Usamos o laser para queimar esses vasos estragados, bem como as áreas lesadas de fundo, e retiramos assim os fatores de estímulo para o crescimento das veias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário