sexta-feira, 30 de outubro de 2009





KIT DO BRASILEIRO

*Vai transar?*
O governo dá camisinha.
*Já transou?*
O governo dá a pílula do dia seguinte.
O*Teve filho?*
O governo dá o Bolsa Família.
*Tá desempregado?*
O governo dá Bolsa Desemprego.

*Vai prestar vestibular?*
O governo dá o Bolsa Cota.
*Não tem terra?*
O governo dá o Bolsa Invasão e ainda te aposenta.

*Mas experimenta estudar e andar na linha pra ver o que é que te acontece!*
"Trabalhe duro, pois milhões de pessoas que vivem do Fome-Zero e do Bolsa-Família, sem trabalhar, dependem de você"

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

DIÁRIO DE UM CINQÜENTÃO NA ACADEMIA



Ganhei de presente da minha mulher um vale-training de uma semana de treinamento físico em uma academia perto de casa. Apesar de estar em excelente forma, achei boa a idéia de diminuir a minha "barriguinha". Fiz a reserva com uma personal trainner chamada Nádia, instrutora de musculação e
aeróbica, e modelo de 26 anos.

Me recomendaram levar um diário para documentar o meu progresso, que a seguir transcrevo a vocês:

Segunda-feira:

Com muita dificuldade levantei-me às 6 da manhã. O esforço valeu a pena!
Nádia parecia uma deusa grega: ruiva, olhos azuis, grande sorriso, lábios carnudos e corpo escultural. Inicialmente, Nádia fez um tour pela academia, mostrando todos os aparelhos. Comecei pela bicicleta ergométrica. Depois de 5 minutos, ela me tomou o pulso e se assustou, pois o coração estava muito
acelerado. Não era a bicicleta não, era Nádia, vestida com uma malha de lycra coladinha... Curti muito o exercício. Ela me motiva muito, apesar da dor na barriga, de tanto encolhê-la, toda vez que ela passa perto de mim.

Terça-feira:

Tomei café e fui para a academia. Nádia estava mais linda que nunca. Comecei a levantar uma barra de metal. Depois se atreveu a colocar mais pesos!!!
Minhas pernas estavam debilitadas, mas consegui completar UM QUILÔMETRO. O sorriso arrebatador que Nádia deu me convenceu de que todo exercício valeu a pena... era uma nova vida para mim.

Quarta-feira:

A única forma como consegui escovar os dentes, foi colocando a escova sobre a pia e movendo a cabeça para cima e para baixo. Dirigir também não foi fácil: estender os braços para mudar as marchas era um esforço digno de Hércules, doía muito o peito e os braços, e minhas panturrilhas ardiam toda vez que eu pisava o pedal da embreagem. Fisicamente impossibilitado, estacionei meu carro na vaga para deficientes físicos, até porque saí do
carro mancando... Nádia estava com a voz um pouco aguda a essa hora da manhã, e quando falava me incomodava muito. Meu corpo doeu inteiro quando ela me colocou a cadeirinha de escalada. Para que merda alguém inventa um treco para se escalar quando isso já está obsoleto com os elevadores? Nádia
me disse que isso me ajudaria a ficar em forma e a aproveitar a vida e os esportes de aventura... ou alguma dessas promessas.

Quinta-feira:

Nádia estava me esperando com seus horríveis dentes de vampiro. Cheguei meia hora atrasado: foi o tempo que demorei para colocar o tênis. A desgraçada da Nádia me colocou para trabalhar com os pesos. Quando se distraiu, saí correndo e me escondi no banheiro. Mandou um outro treinador me buscar e,
como castigo, me colocou na máquina de remar... me ferrei!

Sexta-feira:

Odeio a desgraçada da Nádia. Escrota, anoréxica, anêmica, insuportável e sem cérebro! Se houvesse uma parte do meu corpo que pudesse se mexer sem uma dor angustiante, eu partiria no meio essa desgraçada!!! Nádia quis que
eu trabalhasse meus tríceps... E EU NEM SEI QUE PORRA É ESSA DE TRÍCEPS!!! Como se não bastasse colocar os pesos para que eu os levantasse, ainda colocou aquelas merdas das barras...A bicicleta ergométrica me fez desmaiar e, quando acordei, estava numa maca em frente a uma nutricionista,
outra idiota com cara de mal-comida, que me deu uma catequese de alimentação saudável...

Sábado:

A lazarenta da Nádia me deixou uma mensagem no celular com sua vozinha de lésbica assumida, perguntando-me por que eu não fui à academia. Só com a sua voz já me deu vontade de quebrar o celular, porém não tinha força suficiente para levantá-lo, pois até pra apertar os botões do controle remoto da TV estava difícil...

Domingo:

Pedi ao vizinho para ir à missa agradecer a Deus por mim por essa semana que terminou. Também rezei para que, no ano que vem, a desgraçada e infeliz da minha mulher me presenteie com algo um pouco mais divertido, como um tratamento de canal, um cateterismo ou um exame de próstata.
(autor desconhecido)

sábado, 24 de outubro de 2009

35 anos da II Turma

E começou o encontro da II Turma, da FMIt. Primeiro um leve encontro, e a primeira bebemoração no Coroados, depois fomos para o D. Cesário até as 2 da matina. Muito bom encontrar cada um dos amigos queridos.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

CHEGOU A SEXTA FEIRA

Totalmente copiado do blog do Zezinho Riera: http://vivereperigosoriera.blogspot.comEu não se porque são temperados com doces memórias, mas nesta sexta estou lembrando dos petiscos e bebidas que marcaram época na nossa Itajubá.

a) Sanduiche, sempre a noite, do Bar do Sr. Zé Matos, que ficava mais ou menos onde é a Acquamoto. Podia ser de filet mignon ou de lombo de porco, sempre com uma fatia de queijo prato (acebolado no ponto) e vinha dentro de um pãozinho de sal, sempre fresquinho, da Padaria Boa Vista. Ah! podia pendurar a conta! - Em tempo, eram feitos na chapa.
b)Bauru molhado feito no pão de forma, com presunto,queijo prato e duas rodelas de tomate, do Bar Acadêmico (ficava ao lado do Clube Itajubense). Era feito num balcão logo na entrada a esquerda.
c) Pastelzinho frito de milho do barzinho na boca da Ponte da Avenida. Mais recente e ainda funciona. Tem uma arte. Você tem de comprar no mínimo uns dez, pedir para colocar num saquinho de papel. Até chegar em casa, o próprio saquinho suga todo o possível excesso de gordura. Tudo é cientificamente calculado.
d)Lambari Frito do Bar Caçador. O Carlos detem a arte mágica de fritar olambari. Sempre na mesma frigideira (foi tombada pelo patrimônio histórico) e usando um fubá feito com milho plantado por ele mesmo. No Caçador o acompanhamento valia a pena. Era a conversa fiada. Ali se praticava a ironia fina. As vezes os frequentadores conversam horas e os visitantes não entendiam nada.
e)Chopinho do Canequinha - No tempo do Jorginho. Vinha geladíssimo e com dois dedos de espuma milimetricamente medidos. Ficava em frente ao Hotel Bramig.
f) Caipirinha do Fundão, do Zé Carlos Brito, na Rua Nova. Vinha num copo grande que lembrava uma vitamina. A turma ia até lá fora comprar pipoca (da mesma Senhora que vende até hoje) para tira-gosto. Quando o Zé Carlos colocava a fita cassete com a Bethania cantando " Meu Último Desejo" e "Meu Primeiro Amor", o consumo mais do dobrava.
g) Feijoada do João Tarciso - Ao lado da Igreja São Benedito. Maravilha de ambiente com a alegria e gozação do Sr. João Tarciso e filhos. Na cozinha oMelcríades, detonava. Era Mágico.
h)Mandi ensopado do Bar Academico - Só ser servido pela classe do Sr. Giffone, já valia a pena.
i) Pizza do Sr. Nelson Calvite - Clube Bar, que funcionava em baixo do ClubeItajubense. Era o Point.
j) Vinho suave (naquela época saía mais) com queijo parmesão do Bar Rubi. Era do Sr.Humberto Cônsoli, que também tinha uma conversa muito agradável. Ficava em frente a Rodoviaria.
k) Tilock - Bolinho de batata recheado com carne moida da Dona Fanny, que ficava na Maria Carneiro em frente da Auto Itajubá.
l) Prato Feito (também chamado de disco-voador) da Cantina Romana, feito pelo próprio Sr. Romano. Ficava na Praça do chamado Jardinzinho.
m) Para não faltar a sobremesa antes de ir embora para casa, tinha o potinho de arroz doce ou de coalhada do Bar Café Hélio, na Boa Vista.
n) No outro dia, vitamina mixta com um pedaço de bolo do Sr. Edgar. Ainda existem e continuam maravilhosos.
Lembram-se de outros ? Enriqueça as nossas lembranças e deixem os mais novos com agua na boca.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Nero 10.0 - 2009



Para quem usa pcs e gosta de gravar dvds, cds, etc, está na internet o NERO 10.0
Eis os segmentos para juntar:

http://hotfile.com/dl/15011566/56fdca5/Nero_10.2_new_2009.part1.rar.html
http://hotfile.com/dl/15011704/9910b0d/Nero_10.2_new_2009.part2.rar.html
http://hotfile.com/dl/15011847/ec7fc4f/Nero_10.2_new_2009.part3.rar.html
http://hotfile.com/dl/15011963/0275a35/Nero_10.2_new_2009.part4.rar.html
http://hotfile.com/dl/15012161/fb6ee4f/Nero_10.2_new_2009.part5.rar.html
http://hotfile.com/dl/15012250/efaf7e6/Nero_10.2_new_2009.part6.rar.html
http://hotfile.com/dl/15012351/baa17be/Nero_10.2_new_2009.part7.rar.html
http://hotfile.com/dl/15012358/ba3d1e6/Nero_10.2_new_2009.part8.rar.html

Revistas em Quadrinhos




Quem quiser baixar umas revistas do Pato Donald, Zé Carioca, Luluzinha, eis o endereço:
http://www.kotonette.com/search/label/Quadrinhos

Que saudades da época em que compravamos nossas revistas no Gino, ali ao lado da sorveteria "A Deliciosa" do Sr. Edgar... As revistas em quadrinhos de hoje são mais bonitas, verdadeiras obras de arte, mas as de antigamente eram o que queríamos: Cavaleiro Negro, Durango Kid, Flecha Ligeira, Jerônimo, o herói do sertão, Capitão Marvel, Fantasma, Mandrake... Era uma época meio mágica, em que uma revistinha nos dava a felicidade. Juntavamos gibis e gibis, e era motivo de orgulho a disputa de quem tinha mais. Aos domingos trocavamos revistas ali em frente ao cine Apolo, onde é hoje a Insensatez. E os albuns? Há dias comprei na internet um album que eu havia completado, mas havia sumido ( claro, com mais de 50 anos...). o Marcelino Pão e Vinho. Na internet hoje achamos tudo. Há alguns anos comprei para a Angela algo que parecia impossível, sua boneca de infância, a Pedrita. Chorou muito quando reviu a "filha", que foi encontrada em uma caixa novinha, embalagem perfeita, mesmo com 50 anos de idade.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Receita de Frango Com Whisky



- PEGUE UM FRANGO DE MAIS OU MENOS 02 KG
- 1 KG DE BATATAS
- 500 ML DE AZEITE EXTRA VIRGEM
- CHEIRO VERDE E PIMENTA À GOSTO.
- 1 GARRAFA DE WHISKY RED

MODO DE PREPARAR

- GRATINE ÀS BATATAS.
- BEBA UMA DOSE DE WHISKY
- TEMPERE O FRANGO COM CHEIRO VERDE,PIMENTA E O AZEITE
- TOME MAIS DUAS DOSES DE WHISKY
- JUNTE ÀS BAATATASS NO FRANGO E LEVE AO FORNO
- TOMA OOOOOUTRA DOSE DE UISSSKI
- ACOMPANHE VISUALMENTE O PATO,
- QUER DIZER O VRANGO PRA NUM QUEIMÁ
- MAIS UMA DOSE DE UVISKE
- DEIXA ELE NO VORNO UMAS 04 HORAS BRA ELE ZI VUDÊ DE CALOR E BEBE O VISKE
NA GAAAARRAAAAVA MEMO
- TIRA O BICHO DAQUELA POOORRRA DE VORNO
- PEGA O VRANGO QUE CAIU NO JÃO E LIMPA GAMISA MEMO
- BEBE MAIS UMA
- DESLIGA A BÓÓÓÓSTA DO VOGÃO, GARAIO!
- ZI VODA QUE QUEIMO, CE NEM GOSSTA MUITO DESSSTA PORRRA DE BATO.
- LEVANTA A CARÇA QUE TÁ NO MEIO DA BUNDA.
- PEGA O QUE ZOBRO DO VISKI, LIGA A TEVESISÃO, DEITA NO ZOFÁ E DORMI...

Médico-II Turma

MÉDICO

Prece do Médico – 18 de outubro

SENHOR, eu sou um médico. Um dia, depois de anos de estudo, me entregaram um diploma, dizendo que eu estava oficialmente autorizado a clinicar.

E eu jurei fazê-lo... Conscientemente! Não é fácil.

Senhor, não é fácil viver esse juramento na rotina sempre repetida na vida de um médico: consultório... diagnósticos... operações... receitas...

Contudo, Senhor, eu quero ser médico... alguém junto de alguém.

Não mecânico de uma engrenagem, mas gente salvando gente!

Que todo aquele que me procure em busca de cura física encontre em mim mais que o profissional...

Que eu saiba parar para ouvi-lo... Sentar junto ao seu leito para animá-lo... tomar sua dor como minha, para ajudá-lo.

É muito importante, Senhor, que eu não perca a capacidade de chorar!

Que eu saiba ser médico... alguém junto de alguém...

Gente salvando gente. Como tu, Senhor!...

(Atílio Hartman)

E em Itajubá bons médicos, profissionais capazes, estudiosos, lutadores, penalizados por má administração de alguns (ou boa para si, dependendo do caso...) saem da cidade, cada vez em maior número, para dar plantões e operar no Vale do Paraíba, onde são bem remunerados e tratados com respeito, como os profissionais que são. Só que se cansam e arriscam suas vidas. Está acontecendo uma revoada. Daqui a pouco, com a escola de medicina que temos, seremos obrigados a ‘importar’ médicos de não tão grande qualidade porque pessoas só visaram o próprio umbigo. Vergonha.

E chegam na sexta-feira próxima os médicos da II Turma da FMIt (Faculdade de Medicina de Itajubá), paraninfada pelo nosso querido Dr. Rosemburgo Romano, o homem que mais fez até agora por nossa cidade (Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Distrito Industrial, etc.), duas vezes prefeito, duas vezes deputado federal. Hoje, o Dr. Rosemburgo está em Uberaba. Completa 50 anos de formado. Nós, da II Turma, completamos 35 anos. Agora, fazendo as contas, me pergunto: quantos médicos conhecemos, que, com menos de 15 anos de formado, consegue fazer uma escola de medicina, como fez o Dr. Rosemburgo? E boa? Lembro-me daqueles tempos, em que ele juntamente com o Dr. Laudo Natel, na época governador do Estado de São Paulo, andavam por Itajubá, planejando a fundação da FMIt. E esticando mais um pouco: Laudo Natel, a quem homenageamos com o nome de nosso DA. E esse foi mudado depois para 8 de outubro, agora homenageando aquele argentino vagabundo, arruaceiro, fedido segundo seus colegas, que ficou famoso devido a um retrato... Vergonha.

Mas a II Turma está chegando, de volta ao seu aconchego. Cantando "Vila Esperança", chega a turma mais amada pela cidade, na época. Encontro no Cesário, na sexta, missa no Padre Nicolau, com a presença do Coral Madrigal, visita à FMIt, almoço no Xandi... Beleza encontrar a turma de irmãos (para alguns amigos, o 3º encontro, pois fizemos já duas prévias: eu, Salim, Mineiro, Artur, Decião, Heres, Ringo, Giba) – E já marcada outra reunião depois em Ubatuba, para ‘avaliação do encontro’. Acho que voltaram a Itajubá e se apaixonaram novamente. E sempre acontece isso, apesar de estarmos em nosso 9º encontro. Bem vindos, amigos queridos!

Vandergleisson Olimpio dos Santos


EXCELENTÍSSIMO MANO RESPONSÁVEL DA JUSTIÇA AQUI DA ÁREA:

Eu, VANDERGLEISSON OLÍMPIO DOS SANTOS, pode ser mano Vander nas intimação (é como meus truta me chama, tá ligado?), se fazendo representar pelo meu chegado, Dr. Mano Clayton, adêva dos bom e estelionatário da hora, venho perante Vossa Magnitude interpor CAUTELAR INOMINADA c/c PEDIDO ELIMINAR contra a polícia que invadiu o Bingo. Certo?

DOS FATO

Bom, caso que o poblema é dois, perfeito?

Eu se encontrava divertindo-se no Bingo do Bolacha. Tava ali bem belo, faceiro, quando de repente entra os gambé tudo armado, e aí magnata… aí a casa caiu.

Maluco, tinha que vê! Não quiseram nem levá um lero. Ressalta-se que até tentei puxá uma conversa, na humildade, mas nada. Aí engrossaram e eu falei: "Não embaça, doido! Não tá vendo que eu tô aqui me divertindo, mano? Cês entram como querem, na bagaça, sem bater, e zoa com o barato todo aí, dos meu?"

Mas não adiantou nada. Chegaram passando geral, levaram tudo. Foi as máquina de flíper, foi caça-níkeu, e o pior: foi tudo as cautela!

E é aí queu chego nos finalmente. Só entrei com esta ação cautelar, por um motivo: eu quero minha cautela de vorta!

Ah, fala sério! Manos vacilão, pá e tal. Faz 12 ano que eu jogo no Bingo do Bolacha e nunca ganhei nem caneta de vale brinde. Aí no dia queu fécho os bagúio ali, grito BINGOOO, entra os gambé e passa geral! Cumé qui é mano.

Cadê a justiça? Foi eu que comprei a cautela. E agora?

Tá certo queu meio que se exaltei um pouco umas hora lá e disse pros home: "Aí, mano, aqui tem pra trocá", "Sai quicando que o barato é meu, maluco!". É, tentei me impor e só levei uns tapaço de mão aberta.

Mas isso não é motivo pra levá meu jogo (e premiado!).

DOS PEDIDO

Assim, dessa forma e posto, só venho pedir de vorta minha cautela premiada qué preu buscá o prêmio lá co Bolacha.

Pô, na miúda, só entre a gente, magnata: adianta o lado aí, sem ouvi os gambé (esnaudita autera partys). É porque, se ficá embaçando muito, o Bolacha é capaz de fugir com a minha grana e sabe cumé, como dizia um chegado meu, gente boa pra cacete (o mano Menudo, o Sr. conhece?): "camarão que dorme, a onda leva".

Caso Vossa Meritríssima não queira acatar minha eliminar, se digne a bater um fio pro Lula, pra que ele devorva a grana queu gastei na cautela, corrigido e em ficha de flíper. No Space Invaders, de preferência.

Certo? Então era isso.

Esperando que entenda meus lado.

Pede deferimento. p.p. Dr. Mano Clayton

OAB 1.115.717, CREA 489.548, CRM 225.469

Militares, nunca mais - Millor


Ainda bem que hoje tudo é diferente, temos um PT sério, honesto e progressista. Cresce o grupo que não quer mais ver MILITARES NO PODER, pelas razões abaixo: Militar no poder, nunca mais. Só fizeram lambanças!

Tiraram o cenário bucólico que havia na Via Dutra de uma só pista, que foi duplicada e recebeu melhorias; acabaram aí com as emoções das curvas mal construídas e os solavancos estimulantes provocados pelos buracos na pista. Não satisfeitos, fizeram o mesmo com a rodovia Rio-Juiz de Fora. Com a construção da ponte Rio-Niterói, acabaram com o sonho de crescimento da pequena Magé, cidade nos fundos da Baía de Guanabara, que era caminho obrigatório dos que iam de um lado ao outro e não queriam sofrer na espera da barcaça que levava meia dúzia de carros. Criaram esse maldito do Pro-Álcool, com o medo infundado de que o petróleo acabe um dia.

Enfiaram o Brasil numa disputa estressante, levando-o da posição de 45ª economia do mundo para a posição de 8ª, trazendo com isso uma nociva onda de inveja mundial. Tiraram o sossego da vida ociosa de 13 milhões de brasileiros, que, com a gigantesca oferta de emprego, ficaram sem a desculpa do "estou desempregado".

Em 1971, no governo militar, o Brasil alcançou a posição de segundo maior construtor de navios no mundo. Uma desgraça completa.

Com gigantesca oferta de empregos, baixaram consideravelmente os índices de roubos e assaltos. Sem aquela emoção de estar na iminência de sofrer um assalto, os nossos passeios perderam completamente a graça.

Alteraram profundamente a topografia do território brasileiro com a construção de hidrelétricas gigantescas (Tucuruí, Ilha Solteira, Jupiá e Itaipu), o que obrigou nossas crianças a aprenderem sobre essas bobagens de nomes esquisitos. O Brasil, que antes vivia o romantismo do jantar à luz de velas ou de lamparinas, teve que tolerar a instalação de milhares de torres de alta tensão espalhadas pelo seu território, para levar energia elétrica a quem nunca precisou disso. Implementaram os metrôs de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza, deixando tudo pronto para atazanar a vida dos cidadãos e o trânsito nestas cidades. Baniram do Brasil pessoas bem intencionadas, que queriam implantar aqui um regime político que fazia a felicidade dos russos, cubanos e chineses, em cujos países as pessoas se reuniam em fila nas ruas apenas para bater-papo, e ninguém pensava em sair a passeio para nenhum outro país.

Os militares são muito estressados. Fazem tempestade em copo d’água só por causa de assaltos a bancos, sequestros de diplomatas... ninharias que qualquer delegado de polícia resolve.

Tiraram-nos o interesse pela política, uma vez que os deputados e senadores daquela época não nos brindavam com esses deliciosos escândalos que fazem a alegria da gente hoje. Inventaram um tal de Projeto Rondon, para que os nossos universitários conhecessem os problemas dos brasileiros desassistidos nos grotões da Amazônia, Centro-oeste e Nordeste. Inventaram o FGTS, PIS e PASEP, só para criar atritos entre empregados e patrões. Para piorar a coisa, ainda criaram o MOBRAL, que ensinou milhões a ler e escrever, aumentando mais ainda o poder desses empregados contra os seus patrões.

Outras desgraças criadas pelos militares:Trouxeram a TV em cores, pelas mãos e burrice de um oficial do Exército, formado pelo Instituto Militar de Engenharia, que inventou o sistema PAL-M. Criaram a Embratel, a Telebrás; Angra I e II; INPS, IAPAS, Dataprev, LBA, Funabem... Tudo isso e muito mais os militares fizeram em 22 anos de governo. Depois que entregaram o poder aos civis, estes, nos vinte anos seguintes, não fizeram nem 10% dos estragos que os militares fizeram. Graças a Deus!

Tem muito mais coisas horrorosas que eles, os militares, criaram, mas o que está escrito acima é o bastante para dizermos: "Militar no poder, nunca mais!!!". Salvo os domesticados...

"A justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta".

(Rui Barbosa em "Oração aos Moços").

"O cinema e a literatura inventaram o herói sem causa. O parlamento brasileiro consagrou o canalha sem jaça".

A morte

OBRA PRIMA DO PEDRO BIAL!

Nunca paramos para pensar na morte – essa coisa meio estranha...

Texto interessante... Uma excelente reflexão sobre a morte...

Leia com calma e reflita bastante.

Assisti a algumas imagens do velório do Bussunda, quando os colegas do Casseta & Planeta deram seus depoimentos. Parecia que a qualquer instante iria estourar uma piada.

Estava tudo sério demais, faltava a esculhambação, a zombaria, a desestruturação da cena.

Mas nada acontecia ali de risível, era só dor e perplexidade, que é mesmo o que causa em todos os que ficam.

A verdade é que não havia nada a acrescentar no roteiro: a morte, por si só, é uma piada pronta.

Morrer é ridículo.

Você combinou de jantar com a namorada, está em pleno tratamento dentário, tem planos pra semana que vem, precisa autenticar um documento em cartório, colocar gasolina no carro e, no meio da tarde, morre.

Como assim? E os e-mails que você ainda não abriu, o livro que ficou pela metade, o telefonema que você prometeu dar à tardinha para um cliente?

Não sei de onde tiraram esta idéia: morrer. A troco do que?

Você passou mais de 10 anos da sua vida dentro de um colégio estudando fórmulas químicas que não serviriam pra nada, mas se manteve lá, fez as provas, foi em frente.

Praticou muita educação física, quase perdeu o fôlego, mas não desistiu.

Passou madrugadas sem dormir para estudar pro vestibular mesmo sem ter certeza do que gostaria de fazer da vida, cheio de dúvidas quanto à profissão escolhida, mas era hora de decidir, então decidiu, e mais uma vez foi em frente...

De uma hora pra outra, tudo isso termina numa colisão na freeway, numa artéria entupida, num disparo feito por um delinqüente que gostou do seu tênis.

Qual é? Morrer é um chiste.

Obriga você a sair no melhor da festa sem se despedir de ninguém, sem ter dançado com a garota mais linda, sem ter tido tempo de ouvir outra vez sua música preferida.

Você deixou em casa suas camisas penduradas nos cabides, sua toalha úmida no varal e penduradas também algumas contas.

Os outros vão ser obrigados a arrumar suas tralhas, a mexer nas suas gavetas, a apagar as pistas que você deixou durante uma vida inteira.

Logo você, que sempre dizia: das minhas coisas cuido eu. Que pegadinha macabra: você sai sem tomar café e talvez não almoce, caminha por uma rua e talvez não chegue na próxima esquina, começa a falar e talvez não conclua o que pretende dizer. Não faz exames médicos, fuma dois maços por dia, bebe de tudo, curte costelas gordas, mulheres e morre num sábado de manhã. Se faz check-up regulares e não tem vícios, morre do mesmo jeito. Isso é para ser levado a sério?

Tendo mais de cem anos de idade, vá lá, o sono eterno pode ser bem-vindo. Já não há mesmo muito a fazer, o corpo não acompanha a mente e a mente também já rateia, sem falar que há quase nada guardado nas gavetas. Ok... Hora de descansar em paz.

Mas antes de viver tudo, antes de viver até a rapa? Não se faz. Morrer cedo é uma transgressão, desfaz a ordem natural das coisas.

Morrer é um exagero. E, como se sabe, o exagero é a matéria-prima das piadas.

Só que esta não tem graça. Por isso, viva tudo que há para viver.

Não se apegue às coisas pequenas e inúteis da Vida...

Perdoe... sempre!!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Citações

- Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima.

- Se você está se sentindo sozinho, abandonado, achando que ninguém liga para você... atrase um pagamento.

- Do Talmud, livro de leis judaicas: "Cuida-te quando fizeres chorar uma mulher, pois Deus conta as suas lágrimas. A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés, para ser pisada, nem da cabeça, para ser superior, mas sim do lado, para ser igual, debaixo do braço, para ser protegida e do lado do coração, para ser AMADA"

O sapinho

Vou lhes contar uma história: alguém colocou em um vidro alto 6 sapinhos. Eles teriam de pular para escapar e ir para sua casinha. Ficaram pulando e tentando. Pessoas os viam e diziam: - Não adianta tentar pular. A boca do frasco é muito alta. Não vão conseguir. E repetiam, e repetiam isso. E alguns dos sapinhos foram desistindo, outros morreram de cansaço e sobrou um só sapinho que continuava pulando. E, de repente, conseguiu! Pulou fora, e foi para sua casa. E os repórteres todos corriam atrás dele, o chamando, querendo saber como ele conseguiu sair. E o chamavam e ele não respondia... Foram ver depois. Ele era surdo! Ele não ouvia as palavras de desânimo de todo mundo. Como ele não sabia que era impossível sair, ele saiu... Tem tanta gente que tenta nos colocar pra baixo, não? Temos de ser surdos para pessoas assim, e só ouvirmos palavras positivas, para nossa vida.

Tempo Mágico

Garimpando... em 30/8/2006 ( autor desconhecido)

Tempo mágico...

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver, daqui para frente, do que já vivi até agora. Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jaboticabas. As primeiras ele chupou displicente, mas, percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte. Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter a miséria do mundo. Não quero que me convidem para eventos de fim de semana com a proposta de abalar o milênio.

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas que, apesar da idade cronológica, são imaturos. Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de "confrontação", onde "tiramos fatos a limpo". Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral. Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: "as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos". Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos. Quero a essência, minha alma tem pressa...

Sem muitas jaboticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados e deseja, tão somente, andar ao lado de Deus. Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes. Nunca será perda de tempo. O essencial faz a vida valer a pena.

Lindão, não? Pois acho que está na hora de pensarmos seriamente no que vale a pena e no que não vale. Nosso tempo está terminando. De nada nos adiantará o dinheiro e os bens se os guardamos. Vamos cultivar o amor em nossa família e entre nós. Isso vale a pena!

domingo, 18 de outubro de 2009

Dia do Médico - II Turma da FMIt

Prece do Médico — 18 de Outubro
SENHOR, eu sou um médico.Um dia, depois de anos de estudo, me entregaram um diploma, dizendo que eu estava oficialmente autorizado a clinicar.
E eu jurei faze-lo...Conscientemente! Não é fácil.
Senhor, não é fácil viver esse juramento na rotina sempre repetida na vida de um médico: consultório...diagnósticos...operações...receitas...
Contudo, Senhor, eu quero ser médico...alguém junto de alguém.
Não mecânico de uma engrenagem, mas gente salvando gente!
Que todo aquele que me procure em busca de cura física encontre em mim mais que o profissional...
Que eu saiba parar para ouvi-lo... Sentar junto ao seu leito para animá-lo...tomar sua dor como minha, para ajudá-lo.
É muito importante, Senhor, que eu não perca a capacidade de chorar!
Que eu saiba ser médico...alguém junto de alguém...
Gente salvando gente. como tu, Senhor!...
(Atílio Hartman)
E em Itajubá bons médicos, profissionais capazes, estudiosos, lutadores, penalizados por má administração de alguns ( ou boa para si, dependendo do caso...) saem da cidade, cada vez em maior número, para dar plantões e operar no Vale do Paraiba, onde são bem remunerados e tratados com respeito, como os profissionais que são. Só que se cansam e arriscam suas vidas. Está acontecendo uma revoada. Daqui a pouco, com a escola de medicina que temos, seremos obrigados a "importar" médicos de não tão grande qualidade porque pessoas só visaram o próprio umbigo. Vergonha.
E chegam na 6ª feira próxima os médicos da II Turma da FMIt, paraninfada pelo nosso querido Dr. Rosemburgo Romano, o homem que mais fez até agora por nossa cidade ( faculdade de medicina, hospital das clínicas, distrito industrial, etc...), 2 vezes prefeito, 2 vezes deputado federal. Hoje o Dr. Rosemburgo está em Uberaba. Completa 50 anos de formado. Nós, da II Turma, completamos 35 anos. Agora, fazendo as contas, me pergunto: quantos médicos conhecemos, que, com menos de 15 anos de formado, consegue fazer uma escola de medicina, como fez o Dr. Rosemburgo? E boa? Lembro-me daqueles tempos, em que ele, juntamente com o Dr. Laudo Natel, na época governador do estado de São Paulo, andavam por Itajubá, planejando a fundação da FMIt. E esticando mais um pouco: Laudo Natel, a quem homenageamos com o nome de nosso DA. E esse foi mudado depois para 8 de outubro, agora homenageando aquele argentino vagabundo, arruaceiro, fedido segundo seus colegas, que ficou famoso devido a um retrato... Vergonha.
Mas a II Turma está chegando, de volta ao seu aconchego. Cantando "Vila Esperança", chega a turma mais amada pela cidade, na época. Encontro no Cesário, na sexta, missa no Pe Nicolau, com a presença do Coral Madrigal, visita à FMIt, almoço no Xandi... Beleza encontrar a turma de irmãos ( para alguns amigos, o 3º encontro, pois fizemos já 2 prévias : eu, Salim, Mineiro, Artur, Decião, Heres, Ringo, Giba ) - E já marcada outra reunião depois em Ubatuba, para "avaliação do encontro". Acho que voltaram a Itajubá e se apaixonaram novamente. E sempre acontece isso, apesar de estarmos em nosso 9º encontro. Bem vindos, amigos queridos!


sábado, 17 de outubro de 2009

A fome e o social - Alexandre Garcia

Quando eu servi o Exército, em 1959, e era Comandante Supremo o Presidente Juscelino, o quartel nos dava três refeições diárias, sete dias por semana. Eu nem dormia no quartel, mas antes de ir para a aula à noite, passava no rancho para o jantar. E de manhã cedinho ia para o rancho para o desjejum. Até nos sábados e domingos, ia para o 7º RI para economizar o almoço em restaurante de Santa Maria. Hoje, leio boletim do Comandante do Exército: “Considerando a vigência do contingenciamento dos recursos orçamentários do Exército e suas conseqüências restritivas, informo à Força que(...) o expediente às segundas-feiras deverá iniciar-se às 13 horas e encerrar-se às 18 horas, sem refeições.” Ou seja, segunda-feira não tem rancho, como já não tem na sexta, sábado e domingo.

Ao explicar a compra de 36 caças para a FAB, o atual Comandante Supremo, Presidente Lula confessou que já sabia dessa necessidade. “Eu não ia pensar em avião em 2003, se o país estava com fome.” Agora é o Exército que está com fome. No reaparelhamento das Forças Armadas, para 2010, a Marinha leva 2,7 bilhões de reais, a FAB 1,6 bilhões e o Exército fica com 361 milhões. De 2003 até o último semestre, as forças armadas tiveram uma redução de 14% em seus orçamentos. Desde os anos 80 as forças armadas vêm sendo sucateadas, enquanto muitos vizinhos se armam.

“Se queres a paz, prepara a guerra” – aconselha o dito romano. É a força de dissuasão de um país. Seria necessária? No norte, temos o bolivariano Hugo Chavez, que dispensa comentários; a oeste, na Colômbia, as FARC; sem fazer fronteira, o bolivariano Correa no Equador; mais ao sul, Evo Morales, que mandou o exército boliviano invadir instalações da Petrobrás; no Paraguai, o bispo Lugo, que já fez ameaças a Itaipu. E não me venham dizer que a América Latina é uma região pacífica. Deixando de lado a Guerra do Paraguai, lembro as mais recentes, como a do Chaco, entre Bolívia e Paraguai, por petróleo, que deixou 90 mil mortos nos anos 30. A revolução cubana, que implantou uma ditadura que já dura 50 anos e que, durante décadas, tentou exportar a derruba de governos latino-americanos. Em 1969 tivemos a Guerra do Futebol, entre El Salvador e Honduras, por uma classificação na Copa. Equador e Peru andaram trocando tiros há menos de 20 anos. Nas Malvinas, os argentinos quase provocam uma guerra no cone sul, pois invadiriam as ilhas chilenas de Beagle, se os ingleses não reagissem. A Colômbia, hoje, tem que lidar com seus vizinhos bolivarianos Venezuela e Equador, que torcem pelas FARC. E por aí vai. Dentro do Brasil tivemos, 15 anos depois de Canudos a Guerra do Contestado, que durou quatro anos e 20 mil mortos, na mesma época da Grande Guerra.

A melhor maneira de derrotar um exército, sem precisar dar um tiro, é cortar-lhe os suprimentos. Saladino derrotou assim os cruzados cristãos; a Rússia derrotou Napoleão e Hitler porque faltaram suprimentos aos invasores. Nas Malvinas, os ingleses cortaram os suprimentos da ilha. O Exército Brasileiro já recebeu 80 mil recrutas por ano. Hoje recebe metade disso. Por ano, apresentam-se 1.300.000 jovens. Já imaginaram se houvesse recursos para incorporar todos? Um exército de tremendo poder de dissuasão. E, mais do que isso, 1.300.000 jovens das classes mais pobres fora das ruas, das drogas, com três refeições por dia, preparo físico, assistência médica e dentária, aprendendo civismo, disciplina, obediência às leis e à autoridade e aprendendo uma profissão? Seria o maior programa social do país.

A visão no "lusco fusco"

Essa que vou lhes contar poucos oftalmologistas sabem: um policial notou que, com chuva forte, quando colocava óculos escuros, enxergava melhor. Estranho, não? Pois é verdade. Explico: quando fazemos o exame de vista normal usamos uma tabela, com letras paradinhas, bonitinhas, ali. Usamos o que chamamos sistema parvocelular, o circuito de alta definição para detalhes e cores. Agora, quando um objeto passa correndo por nós, como um passarinho, nós o percebemos por um outro sistema, o magnocelular, com menos definição, mas “mais esperto”, nosso sistema “caçador”. Ele acha o passarinho e dirige nossa macula, o ponto alto do sistema parvocelular, para a identificação. Então, quanto estamos em um dia chuvoso, ou, melhor ainda, no “lusco fusco”, aquele horário em que não é dia nem noite, ao colocarmos óculos escuros, desligamos o sistema fotópico ( para luz ) e ligamos o escotópico ( para o escuro ) e a visão melhora. Ao fazermos isso tiramos a “duvida” de nossos olhos de qual sistema usar. Baseado no conhecimento desses sistemas ( na verdade os conhecidos até agora são 39 circuitos. Devem existir muitos mais ), meu amigo Dr. Ricardo Guimarães implantou no Brasil um tratamento de crianças disléxicas, com dificuldades de aprendizado. O resultado é fabuloso. Suprime-se o parvocelular e estimula-se o magnocelular.

A oftalmologia não é só o uso de uns aparelhos para receitar óculos. É muito mais que isso. Os olhos são mais perfeitos que achavamos até agora, mais uma prova da grandeza de seu projetista, nosso Deus.

A Retina, para o leigo

Como explicar a retina? Muitos residentes levam dias para aprender, mas vamos fazer algumas analogias e entenderão facilmente. Imaginem um grande tapete, preto, estendido no chão e cheio de bocais de lâmpadas em sua parte superior. Existe um grande tubo em algum lugar desse tapete. Agora, encaixados nesses bocais, em um círculo, longe do buraco citado acima, vários sensores, como lampadazinhas, só que, ao invés de emitir luz, a captam. Alguns deles com sensibilidade para cor verde, outros para o azul e outros para o vermelho. Em uma determinada região do tapete os furos e os sensores são colocados bem próximos, em grande quantidade. No restante da área existem sensores para o claro e escuro, fora dessa área, enchendo quase totalmente periferia.
De todos esses sensores saem fios que seguem para o buraco, e formam um cabo.
Abaixo do tapete temos uma esponja, com espaços menores perto do tapete e maiores, perto do chão.
Taí a retina. Como assim? O tapete escuro é epitélio pigmentar da retina, que tem como funções o bloqueio da difusão de luz, a absorção, assim como a capa preta dos filmes fotográficos. Serve também para a “limpeza” dos restos do metabolismo da retina. A esponja abaixo é a coróide, que, com o sangue, nutre as camadas externas do epitélio pigmentar. Os sensores encaixados no epitélio pigmentar, são os cones, sensores para cores, mais na área central, macular. Os sensores para claro e escuro, periférico, são os bastonetes. Os fios são as fibras ganglionares retinianas, que se juntam, no nervo óptico, que sai do olho pelo buraco citado, e vai para o cérebro.
Entrando pelo cabo temos mangueiras que se dividem e molham a superficie interna do tapete. Seriam as arteríolas, para a nutrição da retina. Temos outras mangueiras, com desenho igual que recolhem a água, que retorna ao cabo. Seriam as veias que recolhem o "sangue usado" pela retina.
Sobre o tapete temos uma bola transparente, cheia de um liquido gelatinoso. É o vítreo, que enche o olho, e mantém sua forma. Vimos o tapete de início estendido. Agora passamos a imagina-lo como um revestimento para uma bola,
A mangueira de entrada é o conjunto de artérias retinianas e a de saída, o de veias retinianas.
Que é o descolamento de retina? A separação das camadas, como uma "desplugada", dos sensores do epitélio pigmentar. Separa como as camadas de uma cebola.
Que é a uveite posterior? Uma inflamação da esponja que nutre a retina, com lesão da retina, e a secreção atravessa as fibras retinianas e vem para o centro ocular, embaçando tudo. A mais comum é a inflamação pela toxoplasmose.
A retinopatia diabética? Um crescimento desordenado das veias do fundo ocular, da mangueira de retorno, dando vazamentos, enfraquecimento de suas paredes, e fibrose da retina e do tecido gelatinoso que enche o olho, o vítreo.Esse crescimento é estimulado pela má nutrição das mangueiras-artérias que entram. Usamos o laser para queimar esses vasos estragados, bem como as áreas lesadas de fundo, e retiramos assim os fatores de estímulo para o crescimento das veias.

18 de outubro - Dia do Médico

Uma vez eu já fiz aqui a proposta para que os médicos de Itajubá passassem a comemorar o dia do índio. Mudo. Hoje proponho que comemoremos o dia do escravo, não o 13 de maio, o dia da libertação, mas o dia em que o primeiro escravo desceu do primeiro navio negreiro, e pisou nas terras de Santa Cruz. Itajubá, como Paris, foi chamada “cidade luz”, porque foi a primeira a libertar seus escravos. Só que agora vai ser a última a valorizar seus “escravos de branco”, que são obrigados a trabalhar por preço vil, 32 reais uma consulta e descontando o imposto de renda, 25, metade das demais cidades vizinhas. Melhor seria os cirurgiões voltarem às suas origens e passar a fazer cabelo e barba, como na idade media. Vão ganhar mais dignamente. Qual é melhor, fazer um cabelo ou extrair um apêndice pelo mesmo valor? Responsabildiade menor, não? E o tempo de estudos também. Aqui alguns dirigentes oprimem os “doutores” , os chamando de “donos do sistema”, rindo disfarçadametne porque sabem que os verdadeiros donos são somente eles, e cobrando não o “quinto do ouro”, mas muito mais que isso. Os marajás da medicina, que não a exercem, pisam nas formiguinhas, que na verdade merecem isso, pois se acovardam e nunca reagem. Até no gueto de Varsóvia tivemos reação, mas aqui não. E o interessante é que os marajás do sistema querem exigir exclusividade. É de rir, não?

CNH e visão mínima

É comum o candidato a renovação, adição ou 1ª CNH chegar à clinica para fazer os testes de aptidão e estar com a visão ruim. E "tentam passar". Não é assim. Hoje o exame é mais fácil que antigamente. É necessária menor visão, mas mesmo assim temos um mínimo, claro, que explico agora.
Se a pessoa quer tirar CNH A (moto) ou B( automóveis ) ela tem de apresentar visão de ao menos 50% em ambos os olhos. Agora, se não tiver visão nenhuma em um deles ou ela for muito baixa, o olho melhor tem de ter ao menos 66%. Em qualquer caso tem de haver uma perimetria, uma visão periférica, em um olho ou na soma dos dois. Mais uma coisinha: se houve perda da visão de um olho, digamos, por acidente, esse acidente deve ter acontecido há no mínimo 90 dias. Tem de haver essa espera, para que o condutor se acostume na nova condição.
Se a pessoa quer CNH C, D ou E, ele tem de ter no mínimo 66% de visão em cada olho. Agora, se, por acaso, um deles tiver 50% ( menos que isso já impossibilita essas categorias), a visão binocular ( os dois olhos abertos ) tem de alcançar no mínimo 80%. A perimetria continua a mesma,ou seja, a soma tem de dar ao menos 120º.

Além disso o candidato, em qualquer caso, tem de distinguir as coresvermelha, verde e amarela. O teste de Ishihara já não é essencial.

Os casos de estrabismo, se com baixa visão, caem no caso acima.

Johnny Mathis


Achei na internet o novo cd do Johnny Mathis, para download. O endereço é:
http://clickgratis.org/ir/id/aHR0cDovL3JhcGlkc2hhcmUuY29tL2ZpbGVzLzI4Nzg4ODk0NS9KT01BQ0w5LnJhcg==/


Bobó de Camarão

Descascar e limpar 1 kg de camarões médios.
Descascar e cortar em pedaços pequenos 1 kg de mandioca ou aipim. Cozinhe bem e bata no liquificador, com a água do cozimento.
Refogue alho e cebola ralada ( 2 cebolas médias ).Começando a dourar, junte 1 kg de tomates maduros, sem pele e sementes, picado, a pasta de aipim, salsa ( 1 colher de sopa ), cebolinha (1 colher de sopa ), 2 pimentas dedo de moça sem sementes e/ou algumas gotas de uma boa pimenta, como tabasco, gengibre ralado, à vontade. coloque também 2 pimentões médios, vermelhos, sem sementes, picado.
Espere ferver e abaixe o fogo.Quando estiver com consistência de purê, coloque 1 xícara de leite de coco.
Deixar a mistura aquecida. Pouco antes de servir deixe ferver novamente. coloque os camarões e espere 10 minutos.
Sirva com arroz.
(para 6 pessoas)

Zé Cristiano Mattos


Sa Saiu nessa semana passada ( já coloquei o link pra download um dia desses) a coleção remasterizada dos Beatles. E enquanto baixava fiquei me lembrando de meu amigo Zé Cristiano, o maior beatlemaníaco que já conheci. Tinha tudo dos Beatles: discos, fotos, flâmulas e tudo o mais. Era um apaixonado.Fez inclusive o Clube dos Beatles. Algum tempo atrás, sabendo que ele tinha todos os filmes do conjunto, mas não tinha o Help ( estava saindo naquela época ), o Zé Cristiano já doente, eu fui lhe levar . Cheguei, lhe mostrei, ele me abraçou, me beijou e me disse:— Aldo, esse foi o maior presente que eu já recebi na vida. Valeu por natal, aniversário, dias das crianças, dia das mães, tudo! Foi uma pessoa muito querida, minha, do Flávio Henrique, do Nelson Bonafé (esse, por sinal, precisa parar de ir fazer ponto lá na farmácia do seu Eduardo e voltar para a óptica).

Economia

Como funciona a economia!

Um viajante chega numa cidade e entra num pequeno hotel.
O mesmo saca duas notas de R$ 100,00, põe no balcão e pede para ver um quarto.
Enquanto o viajante inspeciona os quartos, o gerente do hotel sai correndo com as duas notas de R$ 100,00 e vai até o açougue pagar suas dívidas com o açougueiro.
Este pega as duas notas e vai até um criador de suínos a quem, coincidentemente, também deve R$ 200 e quita a dívida.
O criador, por sua vez, pega também as duas notas e corre ao veterinário para liquidar uma dívida de... R$ 200.
O veterinário, com a duas notas em mãos, vai até a zona quitar a dívida com uma prostituta. COINCIDENTEMENTE, a dívida era de R$ 200.
A prostituta sai com o dinheiro em direção ao hotel, lugar onde, às vezes, levava seus clientes e que ultimamente não havia pago pelas acomodações. Valor total da dívida: 200 reais. Ela avisa ao gerente que está pagando a conta e coloca as notas em cima do balcão.
Nesse momento, o gringo retorna dos quartos, pega as duas notas de volta, agradece e diz não ser o que esperava, saindo do hotel.
Ninguém ganhou nenhum vintém, porém agora toda a cidade vive sem dívidas e com o crédito restaurado, e começa a ver o futuro com confiança!

BANANA E CD

Se você tem cds arranhados, não muito, claro, tente fazer o seguinte: pegue uma banana descascada e esfregue em todo o cd, em movimentos circulares, durante uns 2 minutos. Em seguida passe a parte interna da casca, tambem fazendo movimentos circulares e até deixar quase limpo o cd.

Em seguida, com um pano, espirre limpa vidros e o seque, tambem com movimentos circulares.